A Oceania, ou Novíssimo Continente como também é chamada, é formada por quinze países, destacando-se dentre eles a Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné.
O continente apresenta área de 8.923.000 Km², sendo que cerca de 85% destes pertencem a Austrália, a qual, devido a sua grande extensão – sexto maior país do mundo – é chamada por muitos de ilha-continente.
A Nova Zelândia é formada por duas grandes ilhas e várias outras menores, tornando este país um arquipélago.
Papua-Nova Guiné situa-se em uma ilha que se divide entre dois continentes, sendo que a parte oriental (leste) pertence a Oceania e a porção ocidental (oeste) é parte integrante da Ásia e pertence a Indonésia.
Além dos países destacados acima, o continente é formado por inúmeras ilhas no Oceano Pacífico, classificados em três grupos:
- Polinésia – significa muitas ilhas. É o grupo de ilhas mais afastado da Austrália.
- Melanésia – significa “ilha dos negros”. Situa-se a Nordeste da Austrália.
- Micronésia – são pequenas ilhas formadas por atividades vulcânicas ou formadas por corais.
As variadas paisagens naturais, com desertos, praias, rios de corredeiras, alpes nevados, vulcões, parques e a Grande Barreira de Corais, fazem da Oceania o destino de milhões de turistas. A Grande Barreira se estende por mais de 2200 km, localizando-se na costa nordeste da Austrália, portanto no Oceano Pacífico.
Economia
Dentre os países que compõem a Oceania apenas Austrália e Nova Zelândia, são considerados desenvolvidos, apresentando elevados indicadores socioeconômicos de renda per capita, expectativa de vida, IDH e baixos índices de mortalidade infantil e analfabetismo.
Estes dois países são industrializados e destacam-se nos segmentos: siderurgia, metalurgia, química, alimentícios, têxteis e automobilísticos.
Na pecuária, Austrália e Nova Zelândia são destaque na criação de ovinos – sendo responsáveis por cerca de 40% de toda lã produzida no mundo -, suínos e bovinos.
A agricultura australiana tem como principais produtos o trigo, a batata, o milho, o arroz, a aveia, frutas e a cana-de-açúcar. Já suas riquezas minerais se devem a grandes reservas de zinco, ferro, prata, ouro, estanho, níquel e carvão mineral.
Há também de se destacar a importância do turismo, que atrai milhões de visitantes e movimenta bilhões de dólares ao ano, principalmente pelos exuberantes e paradisíacas paisagens da Oceania.
No cenário da economia internal, Nova Zelândia, Austrália e Papua-Nova Guiné fazem parte do grupo de países que formam o bloco econômico da APEC (Cooperação da Ásia e do Pacífico).
População
A Oceania apresenta a menor população dentre os continentes – se não considerarmos a Antártida – com cerca de 35.800.000 habitantes.
Sua população é marcada pela grande diversidade de povos e costumes, fato que se deve aos povos nativos, mas também pelos imigrantes que chegaram ao continente.
O fluxo de migração para a Oceania se iniciou com a colonização europeia, principalmente inglesa, do século XVIII ao XIX. Durante o período colonial, grande parte da população nativa da Austrália (aborígenes) e Nova Zelândia (maoris) foi dizimada e expulsa de suas terras para áreas inóspitas e reduzidas.
Além de imigrantes europeus (irlandeses, ingleses, escoceses e gregos), cabe destacar a imigração de asiáticos, da China, Hong Kong e Malásia.
OS PAÍSES DO CONTINENTE OCEANIA E SUAS BANDEIRAS NACIONAIS
Pais: AUSTRÁLIA
Capital: Camberra
Pais: FIJI
Capital: Suva
Pais: ILHAS MARSHALL
Capital: Dalap-Uliga-Darrit (Atol de Marujo)
Pais: ILHAS SALOMÃO
Capital: Honiara
Pais: KIRIBATI
Capital: Bairiki
Pais: MICRONÉSIA
Capital: Palikir
Pais: NAURU
Capital: Yaren
Pais: NOVA ZELÂNDIA
Capital: Wellington
Pais: PALAU
Capital: Koror
Pais: PAPUA NOVA GUINÉ
Capital: Port Moresby
Pais: SAMOA
Capital: Apia
Pais: TIMOR-LESTE¹
Capital: Díli
Pais: TONGA
Capital: Nukualofa
Pais: TUVALU
Capital: Vaiaku
Pais: VANUATU
Capital: Port Vila
¹ O território destes países se encontram em dois continentes: Ásia e Oceania.