Da reencenação de uma cerimônia histórica a um lugar onde a história sempre se repete, aqui em uma famosa firma de geógrafos do norte de Londres, 60.000 globos do mundo são feitos todos os anos.
Como o mundo real começou sempre foi um estudo fascinante, mas há um método definido de fabricação de globos que datam de 1492, quando o primeiro globo conhecido foi feito redondo.
Uma bola sólida de madeira é construída sobre uma casca oca de papel rígido, que é então revestida com gesso.
Nove camadas separadas de gesso são aplicadas a uma espessura de 1/8 de polegada. A moldagem leva cerca de seis horas e uma superfície fina e lisa é transmitida ao mundo em miniatura.
Uma vez que o globo está definido e seco, ele passa para outro departamento onde o mapa de papel é colado, o processo é como restaurar a casca de uma laranja descascada.
As seções impressas coloridas cobrem exatamente a superfície, mas o processo de cobertura exige um olhar atento e mão firme.
Uma fração de polegada para fora colocará o mundo milhas fora do lugar.
Os globos vêm em uma grande variedade de tamanhos e propósitos, de aproximadamente 25 milímetros a 2 metros. Os preços variavam de 16 xelins a £ 1.000 nos anos de 1950 na Inglaterra. Os diferentes tipos de globo incluem esferas celestiais, políticas e de relevo ou ardósia para uso com giz.
Na época que esses globos eram comercializados, eles tinham quase 100% de demanda do mercado global, ou seja, 90% eram feitos para exportação. E eram impressos em todos os idiomas, inclusive russo, e a maioria iam para escolas.
Do primeiro ao último, o trabalho completo levava 15 horas.
Uma camada final de verniz adiciona um brilho protetor.
Quase 100 funcionários estão lá há mais de 30 anos. Enquanto muitos fazem o possível para explodir o mundo, esses geógrafos gostam de construir um novo.
—————————-
Imagens de British Pathé
Áudio traduzido e adaptado por Walter Rodrigues.